18 de janeiro de 2019

OS DESAFIOS DE ESCREVER UM LIVRO COM JULIA GONÇALVES

Olá pessoal! Tudo bem com você? 

Espero que sim Prazer, Nay e Bem Vindo(a) ao blog!

Voltando agora com posts sobre escrita com a ilustre presença de escritores maravilhosos, para ver outros posts da série basta clicar aqui. Hoje conversaremos com Julia Gonçalves que atualmente escreve seu primeiro romance, no qual estou lendo e já posso dizer que é incrível e vai conquistar muitos corações. Ela também organiza um instagram de fotos (@explorefotografia) e um de livros (@estanteorganizada). 
Conheço a Julia e seu trabalho a algum tempo para quem já conhece o blog há algum tempo sabe que fazia posts de parceria no blog da Julia o Livre Beleza. Como podem ver a Julia é uma pessoa incrível e que consegue conciliar muito bem todas as suas paixões. 
Seu primeiro romance é Tudo Só Depende De Nós, é um romance que ira emocionar o leitor com personagens reais que crescem ao decorrer do livro. Já garanto que sua escrita é fenomenal, daquelas que toca o leitor na alma e faz chorar. Vai ser lançado no Wattpad em 2019, aguardem um livro maravilhoso!
O tema de hoje é OS DESAFIOS DE ESCREVER UM LIVRO se você já começou a escrever ou está no processo sabe como é cansativo e difícil, mas ao mesmo tempo incrível, por isso estamos aqui para te ajudar nesse processo e lembre-se você não está sozinha. 

1. Qual é sua dica para quem quer começar a escrever o que primeiro deve fazer? 
Apenas comece. Eu demorei muito para tomar coragem e me envolver na escrita de uma história. E mesmo quando começava, nunca dava continuidade. Mas se você quer isso pra sua vida, precisa começar e não desistir. Até porquê você vai aprofundando sua escrita com o passar do tempo. 
Mas caso você queira se organizar melhor, eu começaria fazendo uma lista com os nomes dos personagens principais e suas características e um breve resumo da história para te guiar no processo, isso ajuda muito.

2. Escrever uma historia é uma longa jornada como você descreveria a sua e o que tem a dizer aqueles que vão enfrentá-la? 
Foi uma longa jornada mesmo, estou a mais de um ano escrevendo o meu primeiro livro e já passei por fases boas e ruins. Mas eu não mudaria muita coisa, porquê tudo isso foi um aprendizado para mim como autora. Para você que vai enfrentá-la, tenha foco e não desanime no primeiro imprevisto, pense no quanto você irá ficar feliz ao vê-la publicada.

3. Você alguma vez já teve aquela sensação de que não estava bom e queria apagar tudo e recomeçar? Se sim nos diga o que fez e como lidou com ela? 
Mais de uma vez. Já achei a história muito rasa e sem sentido. Mas quando vejo todo o caminho que percorri, fico com dó de desperdiçar todas aquelas horas na frente do computador escrevendo, então apenas continuo porque sabia que esses erros iriam corrigidos na hora da revisão. 
E lidar com esses momentos difíceis varia de autor pra autor. Eu já me animei novamente com a história lendo um trecho dela, conversando sobre ela com alguma amiga e pensando em como eu queria muito que ela fosse publicada um dia.

4. Qual é a parte mais difícil em escrever um livro? 
Acho que o medo. O medo de não terminar, de não estar bom e das outras pessoas não gostarem. A gente se preocupa com o público que irá ler e quer entregar um trabalho perfeito, mas esse receio pode te consumir e isso não é nada bom. Até os grandes autores já tiveram suas histórias não tão perfeitas e a perfeição vem com o tempo e a prática.

5. Alguma vez já passou por algum bloqueio criativo? Se sim como passou por ele.
Sim. A minha história tem uma transição de linha do tempo bem grande, ela é contada em aproximadamente 3 anos da vida da minha personagem, e preencher grande parte desse "espaço" é uma tarefa difícil. Além de haver dias em que você senta na frente do computador e nada de bom sai dali. Costumo passar por esses bloqueios dando um tempo pra escrita (mas não muito tempo para a história não cair no esquecimento) e começo a me inspirar lendo histórias que eu gosto e fazendo coisas que me inspiram, e isso vai de cada um. Não se cobre muito e tente fazer da escrita algo leve.

6. Você usa alguma técnica na hora de escrita?
Da parte de escrever mesmo, não. Costumo me organizar bem com o planejamento da história mas na hora de escrever gosto de deixar livre para que a escrita flua. E na hora da revisão é quando eu concerto todos os erros gramaticais e presto mais atenção em técnicas para deixar a história atrativa. 

7. Você diria que escreve para si ou para os outros, qual a melhor forma? 
Acho que não tem uma resposta certa para essa pergunta. Eu comecei escrevendo para mim, apenas como um passatempo. A história foi ganhando forma e eu comecei a pensar muito no público e me preocupar para a história esteja perfeita. Hoje eu escrevo pra mim, mas ainda penso no público. Não me cobro tanto para criar a história perfeita e para que o livro se torne um best-seller. Costumo ver minha história como uma conquista minha, porquê sempre disse que minha meta de vida era publicar um livro antes de morrer e eu estar fazendo isso tão nova, me deixa feliz. Acho que é bom pensar no público para deixar a história chamativa e boa,  para não entregar 'qualquer coisa'. Mas esse processo de escrita precisa ser bom pra você e precisa te deixar feliz, fazer por obrigação é a pior coisa.

8. Você tem algum medo de que quando alguém ler seu livro não gostar? (Ps: quase impossível isso) 
Sim, e muito. Tem horas que acho minha história ótima mas em grande parte a insegurança bate e você vai sempre se perguntar se aquilo está bom o suficiente. Acho que isso é um pouco natural. (Ps. Obrigado pelo elogio)

9. Ao decorrer da escrita o tempo passa como em seu caso já se passou um ano como faz para manter a escrita totalmente naquela escritora e não criar outra e principalmente quando a vontade do início da escrita passa? 
Com o tempo a minha escrita foi se aperfeiçoando e comparando a minha primeira frase com a que estou escrendo atualmente, ela mudou um pouco no sentido da técnica. Acho que na hora da revisão tudo isso irá se adequar melhor. Tento sempre pensar na premissa original da história para não me perder e começar a criar outros cenários. A mudança ela as vezes é boa e no meu caso, quando eu leio os primeiros trechos do meu livro, fico feliz em ver o quanto eu me aperfeiçoei. E isso faz parte da grande magia da escrita que eu tanto amo.

10. Você tem alguma dificuldade na hora de escrita? 
Geralmente detalhar situações e descrever lugares e pessoas não são o meu forte. Costumo escrever trechos assim mais de uma vez, até encontrar um versão melhor. Mas tudo isso vai me moldando com a prática.

11. Como conciliar o tempo da escrita e a vida? Pois ao mesmo tempo que precisa escrever também precisa viver experiências novas 
Acho que eu não sou a pessoa perfeita para responder essa pergunta haha até porquê meu livro já está sendo desenvolvido a mais de um ano.
Vai muito do escritor definir prioridades. Eu não tenho todo o tempo do mundo para escrever e não tenho pressa para terminar, então em semanas muito ocupadas, acabei deixando a história de lado. Mas caso você queira escrever uma boa história e entregá-la ao público em pouco tempo, precisa definir o quê são prioridades. Deixar de praticar algum lazer para escrever o livro, encaixar esse momento em pequenos espaços de tempo livre durante o dia, tudo isso ajuda.

12. Qual é a sua dica de ouro para o processo de escrita de um livro? 
Tenha foco. Essa é a primeira história grande que eu estou terminando porquê nunca consegui dar continuidade em outros projetos. Ache a premissa ideal e tenha foco. E não se esqueça que todo esse processo é para você, então divirta-se escrevendo e vivendo esse momento.

13. O que pode nos dizer sobre uma primeira história que logo mais estará no Wattpad?
Sem dar muitos spoillers... a história se chama Tudo Só Depende de Nós e conta a história da Alice e do Rafael. Eles se conheceram na época do colégio mas suas vidas foram unidas tempo depois. Mas quando eles acharam que tudo estava perfeito, terão que conviver com a distância. E a gente vai acompanhar o amadurecimento dos dois com tudo o que irá mudar na vida deles. E tudo isso com um toque romântico e dramático típico da nossa protagonista, a Alice.

14. Sempre existe aquela comparação com outros livros, como faz para lidar?
Se comparar quase sempre não dá certo. Eu tento me controlar para não pensar que a minha história é muito inferior e tento sempre pensar nas técnicas que eles usaram para criar aquele livro. 


Muito obrigada por essa entrevista, Nay. E Tudo Só Depende de Nós estará disponível no Wattpad em 2019! Aguardem!

Espero que tenham gostado não se esqueça de comentar o que achou e se tiver alguma dúvida.
Beijos e até mais!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá
    Eu sei que escrever não é nada fácil. Tenho um projeto em aberto a seis anos (me escondendo de vergonha). Eu perco o foco fácil e estou com um bloqueio. Tipo, eu sei o que vai acontecer na história, mas não sei como chegar do ponto que estou onde eu quero ir. Tá complicado. Adorei a entrevista e as dicas da autora.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.