23 de janeiro de 2019

O QUE APRENDI COM O LIVRO COMO SE ENCONTRAR NA ESCRITA: O CAMINHO PARA DESPERTAR A ESCRITA AFETUOSA EM VOCÊ DA ANA HOLANDA!





Olá pessoal! Tudo bem com você? 
Espero que sim Prazer, Nay e Bem Vindo(a) ao blog!


Acabei encontrando por acaso esse livro no instagram, assim que bati o olho na foto do livro, me achou muito a atenção, não somente pelo título, mas também por que eu estava passando por problemas com minha escrita no blog e do meu livro. 

Então logo no mesmo dia comprei o e-book e comecei a ler, parece que foi mágica. Por que eu simplesmente amei o livro, cada parte dele, até terminar, me apaixonei pela escrita, por cada lição que aprendi ali, esse livro me fez pensar de uma forma diferente de uma maneira incrível e por isso eu vou mostrar o que aprendi para vocês e espero que te instigue a ler esse livro, porque eu garanto, vai te pegar de jeito. É um livro que vai falar com você! 
Como se encontrar na escrita: o caminho para despertar a escrita afetuosa em você, vai muito mais além da escrita, fala sobre si mesmo, sobre como estamos agindo e nos mostra grandes aprendizados em textos da própria autora e ilustrações que deixam um charme o livro até mesmo em e-book. 

As pautas inspiradoras aliadas à possibilidade de se colocar de forma intensa nos textos para falar mais profundamente ao leitor, características da publicação, forjaram o conceito de escrita afetuosa que a jornalista passou a desenvolver, e que compartilha, em palestras e oficinas, com um grande número de pessoas interessadas em potencializar sua relação com a palavra. “Escrita afetuosa não tem nada a ver com cartas de amor, e sim com o amor que existe dentro de cada palavra”, explica. Autora do bem-sucedido Minha mãe fazia, que reúne receitas e crônicas sobre comida e relações afetivas, Ana apresenta agora não um manual com técnicas de redação, mas um guia em tom de conversa, extremamente sincero e repleto de dicas sobre como buscar e expressar a própria voz através da escrita.


1. Escrita Afetuosa 

Você deve se estar perguntando o que é escrita afetuosa, Escrita Afetuosa é o que escrevemos com paixão e alma que transcende em nossas palavras. É aquilo que escrevemos e vai tocar o leitor, como se estivesse conversando olho no olho, é aquilo que toca o leitor, mas que antes quem escreveu foi tocado. 
Escrita Afetuosa é dar mais de uma vida para acontecimentos bons e ruins. Essa escrita pode ser feita em textos jornalísticos, até naqueles assuntos que achamos mais chatos, o que a Ana Holanda diz no livro é que nada é chato, apenas não encontramos aquilo que nos toque em cada assunto, aquilo que vivemos diariamente, também em livros e qualquer escrita. 

Aprendi e compreendi o que é realmente escrever, é aquela escrita que chega ao outro apenas com palavras, que estavam dentro de nós. Admito não é fácil colocar em prática, mas é gratificante quando acontece. Antes desse livro eu tinha uma percepção de escrita e de como ela se comportava em mim, mas assim que comecei a ler encontrei a escrita que quero seguir, a verdadeira e que funciona para mim. 




2. Miudezas também são interessantes


Uma das coisas mais tocantes que aprendi, é que o extraordinário está no ordinário, no dia a dia. Vivemos e criamos hábitos que nos fazem não perceber o que está a nossa frente, como a autora diz é ver que quando o despertador toca já aconteceram cinco historias. Ou seja, é ver que não precisamos de uma grande inspiração ou um acontecimento enorme, mas que a inspiração e aquilo que precisamos para escrever está em nós, em acontecimentos diariamente, no cara da banda de jornal, no porteiro, na dona de casa indo trabalhar e por ai vai. É ver que todos tem uma história para contar e todas são grandes e interessantes, apenas muda como olhamos para tudo isso. 

3. Não ter medo

As vezes temos medo de mostrar o que escrevemos para o mundo, mas esse livro me mostrou coisas que eu nem mesmo sabia que conseguiria fazer, pois, quanto mais o leitor se identifica e o sensibiliza é o quanto você pôs de sentimento e verdade no que escreveu.  Isso as vezes é difícil, nos da medo, parece que nunca vai estar bom e ter medo é normal, quer dizer que estamos no caminho certo. O livro me mostrou que não precisamos ter medo, por que aquilo que escreveu é parte de você, e o mundo merece ver isso! Por isso escreva, simplesmente escreva. Com alma. 

Espero que tenham gostado, que esse livro possa mudar a vida de vocês assim como mudou a minha!
Beijos e até mais!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.