31 de agosto de 2018

INSPIRE-SE NA ESCRITORA BRUNA GIROLDO

Olá, tudo bem com você? Espero que sim
Prazer, Nay e Bem Vinda(o) ao blog

Tenho a honra de trazer esse post para vocês, após muito trabalho e dedicação trazendo um post completinho sobre uma escritora que tive a oportunidade de conhecer. Pude fazer-lhe algumas perguntas sobre sua carreira e livros que me contou tudo sobre sua carreira, vem conferir.


Bruna Giroldo é uma jovem escritora que tem uma historia para nos inspirar sobre motivação, quem sonha consegue alcançar. Ela é Lifestyle Designer, ou seja, ajuda e ensina pessoas a projetarem (e a criarem) a VIDA dos seus SONHOS de uma forma simples, objetiva e divertida, utilizando a gamificação. Ela é um verdadeiro significado de mulher hoje em dia ela se divide em inúmeras profissões com o sonho de ajudar as pessoas. 

Como a Bruna começou a escrever: 
Era janeiro de 2015 e eu havia decidido prestar vestibular para medicina no final do ano. Para isso, precisaria estudar muito, muito mesmo, afinal, medicina é um dos cursos mais concorridos do Brasil. Passado cerca de quatro meses de estudo, me deparei com uma ideia para um livro que considerei realmente incrível. Lembro que naquele momento eu pensei: Adoraria ler um livro assim! Seguido da afirmação: Por que eu não o escrevo? 

Comecei então a colocar as ideias no papel, e quanto mais escrevia mais ideias surgiam. Cada objeto, roupa, pessoa ou palavra que eu observava nas ruas e até mesmo no ambiente familiar, complementava algo a um personagem ou cenário. 

No mês seguinte, maio de 2015, surgiu a oportunidade de enviar um conto para uma seleção onde os escolhidos fariam parte de uma coletânea literária. Fiquei empolgadíssima com a oportunidade de ter um texto meu publicado, mas algumas pedras surgiram no caminho. Eu teria apenas dois dias para escrever, revisar e enviar o conto pronto para a editora com certo limite de caracteres. E, eu nunca havia escrito um conto! 

Já havia escrito inúmeras redações, historinhas sem nenhuma estrutura formal, mas um conto tem algumas exigências, então fui pesquisar. Pesquisada a estrutura do conto, escrevi. Reli algumas vezes, alterei outras mais para adequar à quantidade de caracteres exigida no edital e enviei. 

Passei dias tentando me convencer de que aquele era apenas o primeiro texto que eu enviara para uma seletiva e que não teria problema nenhum se eu não fosse escolhida, tanto que no dia que sairia o resultado, nem fui atrás para ver, tão baixa era minha expectativa. 

Dias depois, abri meu e-mail, por rotina mesmo, e lá estava o e-mail da editora com a frase impactante: Parabéns! Você foi selecionada! Fiquei petrificada, depois, alvoroçada com a novidade. 

A coletânea foi publicada em setembro de 2015 e em novembro tive outro conto publicado em outra coletânea. Outras oportunidades também surgiram nesse meio tempo: escrevi diversos artigos e textos como Ghost Writer, e tenho alguns projetos de romance, já encaminhados para publicação entre 2018 e 2019. 

Dediquei-me aos estudos sobre gêneros literários com os melhores professores da área, com foco nos gêneros: conto e romance, além de pesquisas em mídias digitais e marketing para escritores. Todo esse conhecimento é compartilhado no Portal da Escrita, através de dicas, estudos e materiais exclusivos para quem sonha com a carreira. O engraçado, é que eu sempre amei ler, mas nunca havia sonhado em me tornar escritora, foi algo que aconteceu, mas que foi muito bem-vindo!


Como ela entrou para a equipe de autores da Editora Bookish: 

Agora em 2018, a editora Bookish surgiu como uma parceria para que eu pudesse publicar os livros que lançamos no Portal da Escrita. Foi então que além da parceria, acabei me tornando a responsável pelo departamento de marketing e diferenciação da editora e com oportunidade de lançar alguns dos meus livros. 

Uma dica de ouro da Bruna para você que quer escrever. 

A maior dica de escrita que eu posso dar, e que eu sempre falo para todos que me perguntam sobre isso, é: leia, mas leia muito! Quando eu comecei a estudar escrita criativa, eu percebi que já fazia intuitivamente muitas das técnicas ensinadas, eu acredito que devo isso ao meus hábitos de leitura. 

Como foi para você entrar no mercado editoral? Foi difícil? 

Entrar no mercado editorial não foi tão difícil para mim, mas acredito que me manter tenha sido o maior desafio. Venho criando uma rede de leitores há três anos e nesse meio tempo, me perdi, me encontrei, me reencontrei, e aqui estou. 
Qual é sua dica para quem pretende lançar um livro e por onde começar? 

Estudar bastante o mercado, aperfeiçoar sua escrita e ser muito ativo nas redes sociais, que é onde os leitores (em grande quantidade) estão hoje. 
Para você o que um escritor de qualidade tem que ter? 

Dedicação em se tornar cada dia melhor, e escrever mesmo quando não dá tanta vontade assim. 

Você lançou seus livros em alguma plataforma digital? Se sim nos conte como foi e se pudesse mudar algo ainda sim publicaria na plataforma e qual foi? 

Cheguei a lançar sim, no Wattpad e na LuvBook. Confesso que como não me dediquei tanto à divulgação nessas plataformas, não tive tantas leituras assim, meu livro “Lua – A princesa da lua” que será lançado agora no segundo semestre de 2018, foi um deles, tive uma média de duas mil leituras, e muitos comentários maravilhosos, ou seja, eu indico sim, cada leitor conta. 

Para você qual é seu gênero preferido para escrever? 

Eu escrevo um misto de fantasia, ficção científica, um toque de teorias da conspiração e romance. Não consigo me decidir por uma coisa apenas, então nos meus livros, você sempre vai encontrar essa misturinha básica. Agora, tem algo que eu divido bem, que é a faixa etária, eu tenho livros que são totalmente para o público infantojuvenil, enquanto outros, como o NOM que será lançado em janeiro, é totalmente para um público mais jovem. 

Pretende lançar outros livros sobre gêneros diferentes ou não? 
Por que não? (risos) 

Durante sua vida qual livro mais te marcou? Pode ser seu próprio ou de outro autor. 

Meu livro de cabeceira é “O Alquimista” do Paulo Coelho, eu o leio desde os dez anos e continuo sempre que quero ler algo gostoso, fluido ou que precise de motivação.
 
Qual é sua maior dificuldade em escrever um livro? 

Serei bem sincera: nenhuma, eu sento e escrevo. Mas, tem alguns truques, como os gatilhos inspiracionais que eu ensino na Escola de Escrita do Portal. 

Se você se definir por uma frase qual seria? 

“A vida é o melhor jogo que já foi inventado, bora jogar?!” Por mim mesma, risos. 

Quero agradecer a oportunidade de poder falar um pouco mais sobre a minha carreira e espero que a gente possa falar muito obre livros daqui para frente.

Alguns de seus livros

Seu próximo lançamento sera Lua, A princesa da Lua, que cotarei tudo para vocês sobre o livro que acontecera em setembro. 

A cada três mil anos uma nova princesa da lua é escolhida e o destino da terra depende exclusivamente de seu sucesso no ritual de iniciação.
Lua queria apenas conquistar o coração de Marte, a qualquer custo. Sem escolhas, e com a ajuda de Noah, iniciará sua preparação para ser a nova princesa.
Mas, será que uma garota egoísta e ardilosa como Lua, conseguirá ser altruísta o suficiente, a ponto de abdicar de sua vida e seus objetivos para salvar toda a humanidade?


Consegui ler Lua, A princesa da Lua através da parceria com a Editora Bookish antes do lançamento, nesse livro conhecemos Lua que passara por poucas e boas para se descobrir e vai perceber que nem sempre é fácil. É um livro rapidinho para ler numa tarde, com uma leitura cativante que vai te encantar desde o primeiro momento. 

 


Conheça mais sobre Bruna pelas suas redes sociais

Instagram @giroldobruna
Facebook Bruna Giroldo

Conheça também o Portal da Escrita no instagram e site

Espero que tenham gostado do post, não se esqueça de comentar o que achou. 
Beijo e até o próximo post.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.