24 de agosto de 2020

O QUE CARTAS DE UM DIABO A SEU APRENDIZ ME ENSINOU SOBRE ANSIEDADE

Olá pessoal! Como vocês estão?


Já li Cristianismo Puro e Simples do C.S Lewis e foi incrivelmente bom, mas Cartas de um Diabo a seu Aprendiz foi uma experiência diferente, que me ensinou muitas coisas e foi edificante para a minha jornada em Cristo. Por isso vou compartilhar o que aprendi sobre ansiedade e um pouco sobre o livro. 

O livro Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz é um livro incrível que com certeza vai te impactar de alguma forma, mas que depois de ler você não vai sair igual! Acredite no que digo, é impossível não ler um livro do C.S Lewis e pensar da mesma maneira. 


Irônica, astuta, irreverente. Assim pode ser descrita esta obra-prima de C.S. Lewis, dedicada a seu amigo J.R.R. Tolkien. Um clássico da literatura cristã, este retrato satírico da vida humana, feito pelo ponto de vista do diabo, tem divertido milhões de leitores desde sua primeira publicação, na década de 1940; agora com novo projeto gráfico e tradução atual.Cartas de um diabo a seu aprendiz é a correspondência ao mesmo tempo cômica, séria e original entre um diabo e seu sobrinho aprendiz. Revelando uma personalidade mais espirituosa, Lewis apresenta nesta obra a mais envolvente narrativa já escrita sobre tentações ― e a superação delas.




O livro é narrado no ponto de vista de um demônio, Maldanado, que esta trocando cartas com um novo aprendiz de diabo, Vermelindo. Então os ''papeis'' estão trocados, por exemplo o Inimigo é Deus e por assim vai. 
A escrita é muito boa, e extremamente fluída, apesar de ser densa em alguns momento a ponto de ficar viajando em pensamentos em um único paragrafo é também muito rápida, principalmente por ser cartas e ter um tom irônico. Mas, bom vamos falar sobre o que esse livro me ensinou sobre ansiedade e viver o presente. 

Quem nunca já ficou ansioso? 
Hoje em dia isso é algo raro, parece que sempre estou preocupada com o manhã, no que vou fazer em seguida, nas tarefas a serem cumpridas, mas nunca estou de fato apreciando o momento atual. Quem nunca colocou algum vídeo do YouTube na velocidade 1,5 ou 2? Eu já fiz e confesso que faço mais vezes do que gostaria.

Na carta XV, Maldanado diz: 
E o presente é o ponto em que o tempo toca a eternidade.
O que o diabo quer é que estejamos presos ao passado ou ansiosos com o futuro, mas nunca apreciando o presente. Já que fomos destinados a eternidade quando Jesus morreu por nós, e o presente é o ponto em que o tempo toca a eternidade. O presente também nos oferece liberdade e realidade sobre o tempo, já que Deus está no passado, presente e futuro. 
Ele, portanto, quer que eles estejam constantemente interessados na eternidade (o que significa estarem interessados nele) ou no presente — quer meditando sobre a sua união eterna com ele, ou com a separação dele, quer obedecendo à voz que está presente na sua consciência, carregando a cruz atual, recebendo a graça atual, dando graças pelo prazer atual.
O diabo quer nos ver presos nos medos e inseguranças que temos sobre o futuro, já que é desconhecido para nós. E isso é muito diferente da eternidade que Deus nos oferece. Na bíblia ele diz para que nos preocupe com os problemas de hoje, que o amanhã vai trazer as suas próprias preocupações. (Mateus 6:34) 

Então quer dizer que Deus quer nos ver focados apesar no presente? 
Não! Na mesma carta diz que Deus se preocupa com o futuro, o suficiente para planejar o agora os seus deveres de amanhã com o reino. Porém, não devemos entregar nossos corações e o tesouro no futuro. O nosso dever agora é planejar o amanhã, mas principalmente ser feliz no agora! 

[...] o presente — porque é ali, e somente ali, que todos os deveres, toda graça, todo conhecimento e todos os prazeres habitam

Em cartas a frente diz que a ansiedade e o suspense bloqueiam nossa mente para Deus! Deus quer nos ter perto, e apreciar a eternidade (presente).
Espero que o post tenha feito sentido. Caso esteja confuso, clique aqui, para ver um vídeo da Roberta Vicente sobre o assunto, acho que é um bom complemento. 
 
Jeremias 10:23 - Eu sei, Senhor, que não está nas mãos do homem o seu futuro; não compete ao homem dirigir os seus passos. 

Quando ficamos ansiosos ou procrastinamos dessacralizamos o tempo, isto é, não valorizamos o tempo de Deus. Se fazer presente e glorificar as vinte e quatro horas que Deus me dá nem sempre consigo fazer isso, mas oro para que Deus me faça capaz de apreciar o presente. E me perdoe pelos momentos que andei ansiosa ou preocupada com o passado.

O livro é realmente incrível e recomendo a todos que são cristãos! Com certeza vai te ensinar algo. O que escrevi nesse post é apenas um pouco do que esse livro oferece, em todo o momento o livro fala sobre pecado minuciosamente. O livro me ensinou muito sobre o pecado, coisas do dia a dia que passam despercebidas. 
Por fim, deixo uma citação que me fez pensar muito, está na carta XXVIII
Aparentemente, ele deseja que alguns — mas apenas muito poucos — dos animais humanos com os quais ele está povoando os Céus tenham tido a experiência de resistir a nós ao longo de uma vida terrena de sessenta ou setenta anos.
É isso pessoal! Espero que vocês tenham gostado do post, até mais! 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.