26 de abril de 2020

ONDE TUDO MUDA



Há algo que chega até ser engraçado, que até talvez tenha certa beleza questionadora, naquela fração de segundos antes de acontecimento, quando tudo ou quase tudo está prestes a mudar e você não se dá conta. Por exemplo, quando o recebemos o resultado de algo ou uma notícia boa e as vezes ruim. 
Esses segundos poderiam durar infinitos, somente pelo sentimento que carregam, a ansiedade sobre o futuro, que passam despercebidos em meio a confusão da mente. E deixam saudades quando tudo muda.
De repente tudo já não é mais o mesmo e apenas restou a lembrança daquele pequeno momento antes de tudo mudar. 
Esses momentos me deixam intrigadas, é como se estivéssemos em dois lugares ao mesmo tempo, estamos no passado quando ainda permanecemos a mesma pessoa, mas a notícia muda tudo e então também estamos tristes, e prestes a receber as mudanças que estão por vir.
Eu até diria que esses pequenos momentos são a chave para o amadurecimento, pois é partir dai, quando nos tira o chão que precisamos criar forças para seguir em frente. Ou como persistir após as notícias que não são como nós esperávamos. 
Não me lembro o que me passava na cabeça quando recebi a notícia que meu pai estava no hospital, acho que estava pensando sobre as matérias atrasadas do cursinho, ou que eu deveria estar em casa estudando mais, pois o vestibular estava chegando. Mas, então, em um pequeno momento tudo muda. Outros sentimentos me invadem e minha cabeça começa a pensar sobre uma pessoa que sempre foi complicada na minha vida. 
É desse momento em que eu vou me lembrar por muito tempo. 

Em One Tree Hill, minha série favorita, um personagem diz o seguinte, a sua fala representa um pouco sobre o que eu quero dizer.

Já se passaram 50 anos. 50 longos anos desde que eu fiz isso e olhando agora para o que eu disse, há todos estes anos atrás, todas as esperanças e sonhos que eu tinha, eu chego à conclusão que se ter as coisas realizadas da forma como você quer for a medida para se ter uma vida de sucesso, alguns diriam que eu sou um fracasso. A coisa mais importante é não se amargar pelas decepções da vida. Aprender a deixar o passado para trás. Eu reconheço que nem todo dia será ensolarado, mas, quando você se encontrar perdido na escuridão e no desespero, lembre-se que é somente na escuridão da noite que podemos ver as estrelas e nenhuma estrela o guiará de volta para casa. Então não tenha medo de cometer erros ou de tropeçar e cair, pois, na maioria das vezes, os melhores prêmios vem quando se faz aquilo que você mais teme. Talvez você consiga tudo o que deseja. Talvez você consiga mais do que jamais tenha imaginado. Quem sabe onde a vida te levará? A estrada é longa e, no fim, a jornada é o destino. Whitey

Essa fala do personagem representa um período importante na série, pois é quando estão no último ano no ensino médio e precisam gravar uma mensagem sobre o que queriam para o seu futuro, para daqui cinquenta anos. Ao longo do episódio eles dizem aquilo que gostariam para o seu futuro, coisas reais como o amor e até mesmo idealizações que apenas se realizaria em sonhos. No entanto, o que faz com que muitas desses 'desejos' não se realizem, é porque nós mudamos. 
Frações de segundo nos interrompem e mudam nosso percurso para sempre, então o que desejávamos não faz mais sentido. 

Pensando agora, parece que se passou muito tempo, ou que se passou rapidamente, mas para mim as horas pareciam se arrastar desde que eu recebi a noticia que meu pai tinha morrido. Era de manhã, eu acordei cinco horas como sempre, para ir a escola, não me lembro da sensação se eu me sentia diferente por saber que ele estava mal no hospital. Ou se eu estava no automático como muitos dias daquele último ano. 
Após acordar apenas uma coisa passava nos meus pensamentos: meu pai. Passado, presente e um futuro que não existia naquele momento. 
E durante dias ele era o único que estava no meu pensamento. 
Tudo foi um borrão daqueles dias, acho que o meu erro foi guardar em uma caixinha para não doer tanto. Mas, doí, pois o que fica é arrependimento. 
Por não ter vivido mais, não ter aproveitado mais, como já dizia aquela música famosa brasileira. No livro da Amy Harmon, Infinito + Um, o personagem diz que nenhuma última palavra seria suficiente, pois sempre queremos mais. De certa forma é verdade, pois nenhuma palavra é suficiente quando você vê uma pessoa que amava pela última vez. Você pensa que teria ter dito um último eu te amo, ou ter tido que ele era seu pai, ou que tinha orgulho e arrependimento do passado. 
Por mais doloroso que é aceitar que as coisas não acontecem como prevíamos, é ainda mais aceitar que a nossa última chance não aconteceu como prevíamos. 

Onde eu quero chegar com tudo isso? 
Nem eu sei, se valeu de algo para você o que eu escrevi aqui já serva. Porém, também quero dizer que deveríamos aproveitar mais as frações de segundo antes de tudo mudar, aproveitar as mudanças, fazer planos inimagináveis, não ter medo de cair e se levantar outra vez, ou de se lembrar de momentos dolorosos. Pois, vai chegar um dia em que vamos sentir saudades de quem fomos. E teremos apenas quem somos agora para conviver. Por isso, faça valer a pena cada fração de segundos. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.